segunda-feira, 22 de julho de 2013

Calvinismo Hoje: Uma Análise SWOT

Calvinismo Hoje: Uma Análise SWOT

Justin Taylor (citando Michael Horton)
capa do livro for calvinism
Em seu novo livro "A Favor do Calvinismo"1, Michael Horton intitulou o capítulo final de " Calvinismo Hoje: Uma Análise SWOT". Ele escreve:
"Nós sabemos pela experiência diária que nossas maiores forças também podem se tornar nossas maiores fraquezas.
Persistência pode tornar-se teimosia; simpatia pode degenerar em sentimentalismo; e preocupação genuína pelos outros às vezes torna-se em um desejo servil por aprovação.
Dons notáveis de liderança e criatividade podem ser usados para o bem ou para o mal, dependendo da motivação e dos objetivos.
O mesmo é verdade a respeito de movimentos, já que eles são em grande medida a atividade coletiva de pessoas como nós.
Tornou-se popular para empresas e organizações realizarem uma análise "SWOT"periódica2, explorando:

Forças (Strengths),
Fraquezas (Weaknesses),
Oportunidades (Opportunities), e
Ameaças (Threats).
Já que acrósticos atraem calvinistas que amam "TULIP"3, este tipo de análise pode ser uma útil avaliação interna, apesar de eu não ousar falar por ninguém mais além de mim." (p. 170)
Como Andy Naselli mostra, este capítulo é dividido em duas seções dispostas nos seguintes termos4:
1. Forças e Fraquezas
Coragem Intelectual / Intelectualismo Frio
Amor pela verdade / Partidarismo
Respeito pela tradição / Tradicionalismo
2. Oportunidades e Ameaças
Interesse renovado nas doutrinas da graça / Substituir a igreja por um movimento
Um novo interesse em sã doutrina / Um novo fundamentalismo
Andy extrai a seção sobre amor pela verdade e partidarismo, caso você queira ver como Horton aplica estas advertências e encorajamentos.


Nota do Tradutor: Também pode ser traduzido "pró-calvinismo" ou "pelo calvinismo". Este livro foi lançado em conjunto com um outro chamado "Against Calvinism" - "contra o calvinismo" do professor e respeitado arminiano Roger Olson.

Nota do Editor: Quem é da área de administração ou trabalha com gestão de grandes empresas sabe que a matriz SWOT é uma ferramenta usada regularmente em planejamentos estratégicos de grandes organizações. Às vezes é também traduzido para o português com o acróstico "FOFA" - Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

Nota do Tradutor: Acróstico em inglês para memorização dos cinco pontos do calvinismo. Pode ser adaptado para o português mais ou menos assim: T - Total depravação; U - Uma eleição incondicional; L - Limitada expiação; I - Irresistível Graça; P - Perseverança dos Santos.

Nota do Editor: Nota-se que, na análise de Horton, os fatores subjacentes às forças e às oportunidades, são os mesmos que, quando mal aplicados e balanceados, evidenciam as fraquezas e as ameaças.
Fonte: Extraído do blog Between Two Worlds

Tradução: Juliano Heyse

Fonte: http://www.bomcaminho.com/jt002.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário